O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO EDUCANDÁRIO CHAVE DO SABER, em conformidade com o que rege o art. 12 da Lei 9394/96, constitui-se do registro das diretrizes e práticas da escola, contemplando seu corpo docente, técnico, alunos e equipe pedagógica multidisciplinar, norteando a atuação de todos os segmentos da comunidade escolar.
Do ponto de vista teórico, a proposta pedagógica que vem sendo desenvolvida no Educandário Chave do Saber se origina: na pedagogia histórico-crítica, que vê o saber objetivo como questão fundamental do processo de educação formal; nos fundamentos do Construtivismo para apoiar o cotidiano didático-pedagógico, no sentido de conduzi-lo na direção de uma construção do conhecimento de forma interativa entre sujeito e objeto, onde o professor assume papel de mediador no processo; e nas premissas das quatro aprendizagens: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver e aprender a ser. Assim, na proposta curricular do Educandário Chave do Saber, os conteúdos formais devem ser significativos, acrescidos de conteúdos relacionais, de vivências, de atitudes e de valores.